A J-League, principal divisão do futebol japonês, iniciou em 2026 uma fase experimental que elimina o empate no tempo regulamentar. A partir desta temporada de transição, todas as partidas que terminarem empatadas serão definidas em cobranças de pênaltis.
Como funciona o novo sistema de pontuação
No formato tradicional, cada equipe recebia um ponto em caso de empate. Com a mudança, a tabela de classificação passa a atribuir pontos de acordo com o resultado final após a disputa de pênaltis:
- Vitória no tempo normal: 3 pontos
- Vitória nos pênaltis: 2 pontos
- Derrota nos pênaltis: 1 ponto
- Derrota no tempo normal: 0 ponto
Motivação para a mudança
De acordo com a organização da liga, o experimento tem como objetivo “eliminar completamente os empates e aumentar a emoção e a competitividade em cada partida”. A proposta também serve como teste antes da adoção oficial do novo calendário no padrão europeu, que começa em agosto e se encerra entre maio e junho.
Estreia histórica na rodada de abertura
A medida já foi aplicada na primeira rodada da temporada de 2026. O confronto entre Kyoto Sanga e Vissel Kobe encerrou em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas o Vissel Kobe levou a melhor nos pênaltis, garantindo dois pontos.
Outros duelos seguiram o mesmo procedimento:

Imagem: Soccer into goal success concept
- FC Tokyo e Kashima Antlers decidiram vaga nos pênaltis após empate
- Gamba Osaka e Avispa Fukuoka também tiveram decisão nas cobranças
Estrutura da competição
Nesta fase de transição, a J-League reúne 20 equipes divididas em regiões Leste e Oeste. Ao final da fase classificatória, os melhores colocados de cada grupo se enfrentam em playoffs, em formato similar ao da NBA, para definir o campeão da temporada.
Projeções e outros campeonatos
Até o momento, a FIFA não sinalizou interesse em adotar o modelo em outras ligas ou torneios. A J-League mantém o caráter experimental da mudança, que só valerá para a temporada de 2026.
Com informações de Tnh1

