O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma das principais instituições do país quando o assunto é apoio aos estagiários. Isso porque essa entidade serve como um elo entre o empresário e o interessado na vaga.
E, como o CIEE é uma das principais referências nacionais, também serve para ter uma ideia do valor médio do salário dos estagiários. Afinal de contas, os estudantes que buscam uma colocação no mercado de trabalho também precisam de dinheiro para pagar e bancar as contas do dia a dia.
Mas, qual é a média nacional do salário de quem faz estágio através do CIEE: Como o Brasil é um país de dimensões continentais, a variação também costuma ser grande entre um lugar e outro.
Por exemplo, São Paulo, o estado mais rico da nação, também é o que paga os melhores salários. Outro fator importante e determinante é a função do estagiário, onde algumas profissões específicas pagam mais, independentemente de ser pelo CIEE ou não.
Qual o salário de um estagiário do CIEE?

De acordo com uma estimativa postada pelo CIEE no site do Indeed, outro que também divulga vagas de empregos, a média semanal é de R$ 657 atualmente. Com isso, é o equivalente a 9% menos que a média nacional de outras empresas.
Essa estimativa foi feita com base em oito vagas recentes publicadas pelo CIEE no Indeed na última semana. Por isso, os valores podem variar e essa média não precisa, necessariamente, ser uma referência absoluta dos valores nacionais.
Outro ponto que se considera para o valor do salário do estagiário é o nível de escolaridade. Isso porque estudantes do ensino médio técnico ganham menos que os estudantes de ensino superior. Ao menos, na teoria, já que muitos cursos técnicos acabam mais valorizados que os cursos de nível universitário, por conta das demandas do mercado nacional.
Além disso, há também outra questão que impacta no valor a receber: o auxílio-transporte. Isso porque o transporte é uma complementação da renda. Muitas vezes, inclusive, o empregador paga em dinheiro, assim como o eventual auxílio-alimentação ou vale-refeição.
Todos esses auxílios ajudam a compor a renda e servem de incentivo para os estudantes. Na prática, o estágio tem como principal objetivo fazer o aluno colocar em prática aquele conhecimento que teve ou vem tendo na faculdade.
Em muitas situações, o empregador pode até mesmo dar um aumento salarial para aquele estagiário que teve algum destaque. E, no futuro, poderá ser efetivado, assim como já acontece com muitos estagiários que passam pelo CIEE.
Em resumo, o Centro de Integração Empresa-Escola faz uma prestação de serviço para a comunidade. Afinal de contas, ajuda os estudantes a conseguirem entrar no mercado de trabalho pela primeira vez, o que é sempre um desafio.
Como funciona o estágio remunerado no CIEE?
Primeiramente, para conseguir uma vaga de estágio no CIEE, precisa estar devidamente matriculado em algum curso, tanto de nível médio quanto de superior. Mais que isso, também precisa freqüentar as aulas de forma regular. Caso contrário, ficará mais difícil conseguir uma colocação, independentemente da empresa.
E, ainda, vale destacar que o pagamento do salário não acontece diretamente pelo CIEE. No caso, a empresa fica responsável pelo pagamento, enquanto o órgão apenas cuida da intermediação, sem cobrar taxas para os estudantes.
Quanto a entidade cobra das empresas?
Até mesmo para divulgar as vagas de emprego, o CIEE tem uma atuação gratuita, já que não tem fins lucrativos. Apenas há cobrança do pagamento de uma taxa para a gestão do bolsa-auxílio, o que pode também variar de acordo com o tamanho da empresa e quantidade de estagiários.
Enfim, o valor médio do estágio pelo CIEE possui grande variação. E os estudantes que buscam uma oportunidade têm nesta instituição uma oportunidade de crescimento e, até mesmo, efetivação.

